15 de ago. de 2009

AYRTON SENNA MONACO GP 2

Categories:






Muitos jogos baseados em esportes usam o nome e/ou a assessoria de um grande nome do esporte retratado. Quando a Sega quis fazer um jogo de corrida para o Mega Drive, chamou o melhor de todos!

Falar desse jogo pra mim não é só fazer um review. Afinal, não tinha um domingo em que eu não acordava cedo (ou até mesmo de madrugada) para ver uma corrida de Formula 1. Eu era (e ainda sou) um fã de Ayrton Senna, sempre admirei o piloto e, principalmente, a pessoa que ele era. Ele sempre foi e será um exemplo pra mim.

Senna não colocou só umas fotos bacanas e seu nome nesse jogo, ele participou do desenvolvimento quase todo, dando várias sugestões. Por isso, creio que esse é um dos mais realistas jogos de corrida da era 16 bits. Exemplos: bateu, é fim de prova (você não “ressuscita” depois da porrada) e se você esquecer de tangenciar a curva vai parar lá longe, igualzinho a um carro de verdade. As pistas (da temporada de 1991) também estão todas lá, com o mesmo traçado, as mesmas subidas e descidas e até o mesmo cenário, com direito às praias em Phoenix (GP dos EUA) e a uma floresta em Hockenheim (GP da Alemanha). Até mesmo as curvas mais famosas, como a Lowers (mais conhecida como “o grampo de Mônaco”) e a Eau Rouge (a mais rápida da temporada, em Spa Franconchamps, na Bélgica) foram meticulosamente construídas e são feitas no game exatamente como na realidade: a primeira devagarinho e a segunda de pé embaixo.

Se isso não fosse o bastante, o jogo tem três pistas exclusivas, duas desenhadas pelo próprio Senna e uma com o mesmo traçado da pista de kart que ele mandou fazer em seu sítio, em Tatuí, São Paulo. O próprio piloto dá dicas sobre elas, em inglês.

Então esse jogo não tem defeitos? Realmente, nada é perfeito, pois os carros são todos iguais (só o seu é diferente), itens como pit stops e chuva não aparecem, apesar de serem comuns no mundo real, e a trilha sonora simplesmente não existe. Porém, nem mesmo esses defeitos conseguem macular esse jogo.

Se você tem um Mega ou conhece alguém que quer vender um, dê uma garimpada nas “Galerias Pajé” da vida pra ver se acha esse jogo, pois vale a pena. Se não tem, apele pro emulador. O que você, fã de Senna ou do Mega, não pode fazer é não jogar esse game. Nem que seja pra matar a saudade do nosso eterno tricampeão.


“Vocês nunca saberão como um piloto se sente quando vence. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis”

Ayrton Senna (1960 – 1994)


AVALIAÇÃO DO JOGO

Enredo:
É um campeonato de F1, nada mais.
Gráficos: 9,0
Os carros são bem desenhados e o cenário das pistas é muito bem feito!
Som: 7,5
Tá certo que nenhum piloto ouve música durante uma corrida, mas eles bem que podiam ter colocado umas músicas melhores nos menus. O que salva esse quesito são as mensagens de rádio, gravadas com a voz de Senna em inglês.
Jogabilidade: 9,0
Leva um tempo pra aprender a pilotar, mas logo você aprende as manhas. Dica: evite usar câmbio manual, pois é fácil trocar de marcha sem querer.
Diversão: 10,0
Você estará apostando corrida contra o maior piloto da história. Quer mais?
Dificuldade: DIFÍCIL
É comum estar liderando a prova sozinho e, por espalhar numa curva, bater e perder tudo. Mas você não imaginou que ser piloto de F1 fosse fácil, né?
Replay:
Você só vai parar de jogar quando conseguir ser campeão do mundo.
NOTA FINAL: 8,9 (A nota do quesito ENREDO não foi incluída na somatória)
UMA JUSTA HOMENAGEM AO MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS E, DE QUEBRA, UM ÓTIMO GAME DE CORRIDA. ALTAMENTE RECOMENDADO

Compartilhe este artigo

Postagens relacionadas

4 Comentários para AYRTON SENNA MONACO GP 2

29/09/2009, 14:51

Eu amava esse jogo, dava maior emoção só de ver a foto do Senna quando iniciava o jogo.

Ótima jogabilidade e diversão garantida...

Ainda me lembro das frases "commom" "Keep up" mas pena que o jogo não era meu :(

23/02/2010, 13:31

Apesar de usar câmbio manual ter lados ruins, como trocar sem querer, a aceleração do carro fica incomparável quando se usa o câmbio manual.
Muito mais aceleração.

24/02/2010, 13:48

Sem dúvidas Gebara..........sem duvidas....
o cambio manual o carro anda mais mesmo....

SEGA10
18/04/2011, 18:44

Tem chuva nos GPs do Brasil, Canadá, Inglaterra, Bélgica e Japão, mas é muito de vez em quando.
O Pit Stop existe, mas é pura perda de tempo, porque é só o seu carro que para, os outros nao param nunca. Belo Review. Trata se de um Jogaço, um Clássico !

Postar um comentário

comentários: