25 de set. de 2009

VIRTUA RACING

Categories:



Lançado em 1994, Virtua Racing era um sonho de consumo para a maioria dos gamers, como foi na época do Atari. Só de imaginar joga-lo em casa no conforto do sofá, deixava nossas lombrigas assanhadas. Mas nenhum console na época tinha capacidade para reproduzi-lo fielmente.



A versão heróica, porém fraca, para Mega Drive, não empolgou muito, diante da grandeza da versão arcade.



Lembro que na época em que eu jogava apenas Ayrton Senna GP Mônaco, e eu vi as fotos do lançamento do Virtua Racing nas revistas, fiquei impressionado,alucinado com aquilo....e eu nem tava acreditando que aquele jogo estava sendo lançado para meu console.



VR foi o primeiro jogo com gráficos poligonais para um console 16 Bits. O jogo é bem difícil de jogar, mas vale a pena para os mais insistentes e perfeccionistas que só querem chegar em primeiro e marcar o menor tempo.



È claro que a versão teve que ser adaptada do original, e teve apenas 3 pistas com opções Árcade e time attack, sendo que no Arcade, alem dessas duas opções, tinha o campeonato mundial. È óbvio que não caberia dentro do cartucho o campeonato todo, com esse nível de gráfico,mesmo com o tal chip acelerador SVP (Sega Virtua Processor) ,semelhante o que a nintendo fez com o starfox, com o chip Super FX, e mesmo com o feito técnico, o jogo não possua a fluidez e a quantidade de polígonos do original, e por causa disso foi o único jogo com o chip, alem do que, o preço de US$ 100 dolares que era o preço de um Mega Drive na época, era um absurdo, mas tem suas explicações: o chip SVP, é um microprocessador de 32bit, e foi embutido num único jogo do Mega Drive, que é um console 16bit, não foi atoa que o preço do cartucho foi exorbitante, para a época.



O objetivo era passar nos check points antes do tempo acabar, o que não era tão fácil assim, alem de ter que terminar em primeiro.

Mesmo o jogo tendo limitações, o som esta muito bom, e mudar o ângulo da câmera era uma novidade e tanto,pois na época não existia, e o replay então?



Ainda em 1994, foi lançado uma versão para o 32X, que tinha como nome Virtual Racing Deluxe. Este esteve mais próximo do original, e ainda incluía duas novas pistas e carros de stock car. Apesar disso tudo, vendeu poucas unidades devido ao próprio fracasso do 32X.



Em 1996 teve uma versão para Sega Saturn e em 2004 um remake para Playstation 2.

Bom, VR foi um jogo do nível de The Need for Speed para 3DO, Daytona USA para o Saturn e Ridge Racer para Play 1, embora graficamente fosse inferior, a jogabilidade era exatamente o que vimos nos títulos dos consoles 32Bits, pois nada lembrava jogos de 16Bits,como Out Run ou Top Gear.

Compartilhe este artigo

Postagens relacionadas

10 Comentários para VIRTUA RACING

Anônimo
25/09/2009, 14:52

Abrindo os comentários, Virtual Racing foi um daqueles jogos que deu vida ao Mega Drive, e mostrou que não era só o "outro" que sabia fazer jogos com programação poligonal. Verdade seja dita que em matéria de polígonos a Sega sempre deu um show. Virtual Racing era e sempre será um jogo de corrida emocionante e uma obra prima do Mega/32X.

Parabéns pelo review Chan, usou e abusou dos exemplos as comparações não poderiam ser melhores.Agora dá licença que eu vou jogar o meu, bateu mó vontade agora.

25/09/2009, 17:20

é verdade Old, realmente a Sega sempre deu show em poligonos...daytona usa foi um exemplo que dei...um jogão! e como disse, VR mesmo sendo inferior ao original, ficará para sempre como uma verdadeira "obra prima" para Mega/32X.

obrigado pelo elogio caro amigo, e faça inveja mesmo, va jogar...eu nao tenho mais ele em cartucho, pois parou de funcionar...nao sei porque!

eu fiz este pequeno review, pois ontem a noite joguei a versão arcade que tenho para play 2, o que realmente é bem superior ao do mega drive, e por isso deu vontade de escrever sobre ele, e daí fiz as comparações!

25/09/2009, 22:33

muito bom.. corrida está longe de ser meu gênero preferido, mas lembro qu ejoguei esse jogo..e era bem divertido mesmo.. só perde para o Super Mônaco GP..ah e gosto bastante do outro jogo onde o Virtua Car faz uma "participação especial".. sabem qual?

Anônimo
26/09/2009, 11:49

Seria uma das Edições do Fighting Vipers Macgaren? Mas pelo que eu me lembro era um dos carros do Daytona então devo estar enganado.

26/09/2009, 11:57

Por acaso o cartucho desse jogo era um compridão?? Me lembro a muito tempo de ter jogado um jogo de corrida que tinha um cartucho digamos, maior que o comum... e era meio 3D

26/09/2009, 13:20

Macgaren, eu nao sei qual é a participação especial nao...

Ednei, sim caro amigo, o VR é um cartucho fora do comun. ele é maior do que os outros...é mais comprido, por causa do tal chip que eu falei

26/09/2009, 13:38

Não Jackie? então aguarde, que amanhã faço um post falando desse que é meu jogo de corrida favorito

11/02/2010, 15:08

LEMBRO QUE NO JOGO OURUNNERS TINHA O CARRO VIRTUA FORMULA (O MESMO DO VIRTUA RACING) E É CLARO EM 2D ,O DETALHE É QUE O OUTRUNNERS FOI LANÇADO 2 ANOS ANTES DO VR DE MEGA ,BONS TEMPOS

12/02/2010, 16:03

é john...bons tempos que só fica na memoria...mas ainda bem que tem o blog, para recordar...

abraço

Anônimo
16/05/2013, 19:17

Jogaço mesmo, muito irado para o Mega, quando eu aluguei a primeira vez, deu mais gente q água na minha casa pra ver, pois ficou bem realístico em termos de Mega Drive por causa da sensação de jogo 3D,embora não fosse renderizado em 3D, mas dava uma enganada boa pra quem ñ tinha muita manha d computação gráfica. Mas eu lembrei agora do Hard Driving, q não lembro se saiu antes ou depois do VR, e se não me engano era todo em polígonos tb, mesmo esquema d parecer mais ou menos 3D,mas talvez não tão bom quanto o Virtua,apesar daquela diversão intensa dos saltos e loopings. Claro q o HardDriving enjoava mais rápido por q tinha só uma pista(alguém já jogou Stunts do PC-DOS, apesar d não ser do Mega?),mas realmente achava maneiro.

Postar um comentário

comentários: