3 de mar. de 2010

Alex Kidd in the Enchanted Castle

Categories:


Eis aqui, para quem não sabe, o primeiro mascote da Sega, que na minha opinião, foi injustiçado, pois após ser trocado por Sonic, foi esquecido no tempo…..uma pena! mas….quem sabe ainda não sai uma versão atual em 2D,  igual a Sonic 4 ! Sonhar não custa…

Alex Kidd in the Enchanted Castle foi o único jogo da saga para Mega Drive. Ele foi lançado no ano de 1989 la no Japão, mas aqui no Brasil, oficialmente só no ano de 1991, trazido pela Tec Toy.
O jogo é em  plataforma 2D, e durante as fases, inumeros inimigos e várias armadilhas espalhadas, muitas passagens secretas, e cabe a você controlar Alex, um garoto-macaco, baixinho e orelhudo, que terá que salvar seu pai que foi raptado.
Para isso você terá que socar e chutar os inimigos, ganhando assim, moedas, que posteriormente, você poderá usá-las em casas de “Jokenpô”, e vencendo, você ganhará vários itens que irão ajuda-lo muito durante o difícil trajeto.
Existem 7 itens diferentes, (foto acima) cada um com um valor diferente, quanto melhor, mais caro, como o colar, que lhe dá uma habilidade de soltar como se fosse um tiro, saindo da mão ao socar, ou uma capa para voar por algum tempo, ou até mesmo uma moto ou helicóptero.

A atenção durante as 11 fases é fundamental, pois ao simples toque em Alex, ele morre, frustrando assim o jogador, mas  vidas espalhadas em baús você pode achar, mas muitos deles tem apenas moedas, ou até mesmo bombas, que obrigará Alex a sair de perto antes da explosão.

Uma grande curiosidade, fica por conta da versão original japonesa da brincadeira Jokenpo, pois quem perdia, ficava nú, ja na versão americana  eles optaram apenas cair um peso por cima, vejam fotos abaixo:

Versão japonesa:     -  olha o susto do Alex…

Versão japonesa:    -  coitado, morrendo de vergonha…

Versão Americana  - ja nesta versão, repare que caiu um peso sobre Alex.

Vejam o vídeo exclusivo para o blog, feito por Giuliano Marconi:




Tragetória de Alex Kidd

Comentar sobre Alex Kidd e não falar um pouco da tragetória dele é sacanagem, então, vamos ver abaixo, um pouco de todos os jogos já produzidos de: Alex Kidd.


Alex Kidd in the miracle world
Lançado em 1986 para o Sega Master System e é muito parecido com o The Enchanted Castle (músicas, estilos de fase – principalmente a fase aquática, chefes que usam jakenpô-papel/pedra/tesoura)
Fez tanto sucesso que veio acompanhando vários modelos do Máster System (na memória). Veio para concorrer com o Mario Bros do nintendinho, e é considerado por muitos melhor que o Mario, porém devido à pouca popularidade do Master System no Japão e nos Estados Unidos acabou não tendo o sucesso merecido.
Mas no Brasil, Europa e Oceania o Master System fez muito sucesso e o Alex Kidd in the Miracle World fez junto (lembro-me que na minha infância fui a uma casa de jogos, daquelas de 1 real a hora... rsrs e haviam vários Super Nintendo e alguns Mega Drive também, mas tinha um Master System e um menino jogando o saudoso Alex Kidd in the Miracle World).
A continuação direta desse jogo só veio mesmo no Mega Drive com o Alex Kidd in the Enchanted Castle.


Alex Kidd BMX Trial
Lançado apenas no Japão em 1987 e acompanha um controle especial chamado Paddle Control (sem ele é quase impossível de se jogar, foto abaixo).
Alex Kidd foi enfiado aqui num jogo de corrida (Aha! Quem sabe a Nintendo se inspirou nele para enfiar Mario no jogo de corrida Mario Kart?). Aqui você deve pilotar uma bicicletinha e tomar cuidado com obstáculos e com os adversários que te dão porrada ao estilo Road Rash (só que aqui você é igaul homem aranha – nunca bate, só apanha.... hehehehe)


Alex Kidd: The Lost Stars
Possui uma jogabilidade um pouco semelhante com Miracle World, mas possui suas diferenças. É mais fácil e direcionado para crianças. Foi lançado a principio para Árcade e depois portado para Master System em 1988. No port piorou um pouco em gráfico e áudio, ganhou vidas infinitas (beeeeem mais fácil) e perdeu a personagem jogável Stella, namorada de Alex (depois olhem nas homenagens que curiosidades referentes à Alex e Stella).

Alex Kidd: The High Tech World
Quem conhece bem a história do Super Mario Bros no Nintendo 8 bits, deve saber que a Nintendo do Japão certa vez lançou o Super Mario Bros 2 para o famicom que na verdade era um Super Mario Bros 1 só que muito mais difícil! Aí a Nintendo da América não gostou da dificuldade e fez um Super Mario Bros 2 que na verdade era uma modificação do jogo Doki Doki Panic (nesse Mario 2 vocÊ derrota os adversários arrancando legumes no chão e jogando neles...)
E o que isso tem a ver com Alex Kidd? Muita coisa caros amigos!
Em 1989 a Sega inova completamente e faz o mesmo que a Nintendo. Ela pega o seu Master System; pega o jogo Anmitsu Hime: From Amakara Castle, troca a personagem principal do jogo pelo Alex Kidd e pronto. Apesar do nome, o jogo não tem nada de High Tech. Você tem que fazer um monte de tarefas femininas (porque nem isso a Sega modificou...) para então juntar partes de um mapa para poder encontrar um fliperama/arcade no final do jogo.
Isso mesmo... o jogo é horrível!!! A ovelha negra da saga Alex Kidd.


Alex Kidd: In the Enchanted Castle
Analisado nesse post.

Alex Kidd: in Shinobi World
Esse jogo saiu para Master system em 1990, depois do Alex Kidd in the Enchanted Castle do Mega Drive.
A Sega percebeu que algumas softhouses estavam fazendo sucesso ao lançar jogos que eram paródias “infantis” de seus próprios clássicos adultos – a Konami lançou o Kid Drácula e Parodius parodiando o Castlevania e o Gradius respectivamente e a Namco fez o Splatterhouse: Wanpaku Graffiti parodiando o Splatterhouse – e que era o maior sucesso (principalmente Parodius), então a Sega faz o mesmo, ao fazer Alex Kidd: in Shinobi World que é uma paródia do jogo Shinobi. E eu comprovo, essa paródia ficou um jogo excelente! Jogo muito até hoje!
Uma curiosidade muito interessante é que o jogo era para ser Shinobi Kid, cujo protagonista não tinha nada a ver com o Alex Kidd e primeiro chefe se chama “MARI-OH” (Rei Mari) ele é gordinho, bigodudo, joga bolinhas de fogo que quicam e após tomar uns golpes encolhe e fica baixinho... Conhecem alguém “parecido” nos consoles da Nintendo? Kkkkkkkk... Porém depois trocaram o personagem pelo Alex Kidd (para ser mais cativante) e mudaram o nome do primeiro chefe para Kabuto e ele perdeu os traços originais (apesar de continuar encolhendo e jogando bolas de fogo)




Depois de ser demitido, Alex fez alguns bicos, aparecendo em alguns jogos…

Entre 1999 e 2002, Alex Kidd apareceu como um bonequinho colacionável nos jogos Shenmue (Dreamcast) e Shenmue 2 (Dreamcast e X-Box).
Em 2001, Alex Kidd aparece num jogo lançado exclusivamente para o Dreamcast no mercado japonês: o jogo Segagaga, que é o jogo mais not-sense já feito pela Sega. Nele Alex Kidd pode ser encontrado trabalhando como um triste balconista numa loja de jogos depois de ter perdido o seu posto de mascote para o Sonic.

Em 2008 tornou-se um jogador de tênis no jogo Sega Super Star Tennis (com o visual do “In The Enchanted Castle”)

E no dia 23 de fevereiro de 2010,  foi lançao jogo Sonic & Sega All-Stars, em que o nosso querido personagem será um dos pilotos de corrida.



Homenagens
(pra dar aquela enganada…)


Altered Beast (Mega Drive / Arcade)
Na versão Mega Drive do Altered Beast aparece o nome Stella nas tumbas. E na versão arcade do Altered Beast aparece tumbas com o nome Stella e com o nome Alex. Stella é a namorada do Alex Kidd é e um personagem do jogo Alex Kidd: The Lost Stars (versão arcade).
Vale lembrar que essa homenagem não faz referência nenhuma ao fim/morte da saga Alex Kidd, pois Altered Beast foi feito bem antes da série Sonic (que substitui o Alex Kidd)


Golden Axe (Mega Drive / Arcade)
Outra homenagem à Alex Kidd está no jogo Golden Axe, pois no inicio do mesmo é contado que um guerreiro chamado Alex é morto ao tentar destruir as forças malignas o jogo.
Na versão Mega aparece um balão de fala do personagem que você escolheu contando a história e citando Alex (foto abaixo)
já na versão Arcade, aparece o guerreiro Alex muito ferido, e após o mesmo contar os acontecimentos, cai morto aos pés de seu personagem selecionado.(foto abaixo)

Kenseiden (Master System)
Existe uma fase do jogo Keisenden (um clássico do Master System) que faz uma homenagem para Alex Kidd.

O rosto do Alex Kidd aparece na parede de uma fase cheia de lava, caveiras, paredes vermelhas. O que é que você está fazendo aí no inferno Alex Kidd?!?!?! hehehehe

Quartet (Master System)
Alex Kidd é homenageado nesse jogo na tela de sound test. Para ver a tal tela secreta de sound test, aperte o botão pause 4 vezes e então aperte o botão 1 do controle 2.
Aparece a tela de Sound Test, onde são homenageados Alex Kidd, Teddy Boy (Teddy Boy Blues), Pit Pot e Opa-Opa (Fantasy Zone)


Enfim, estas foram todas as “homenagens” que fizeram ao falecido Alex, e logo abaixo, uma brincadeira, mas que demonstra realmente o que eu acho que aconteceu com Alex Kidd:



Alex Kidd – in memorian:




Este post foi produzido por Jackie Chan & Giuliano Marconi, um dos meus parceiros no blog….

Valeu Giuliano, desculpe a demora…

Espero que tenham gostado e aguardo comentários..

Grande abraço a todos

Jackie Chan

Compartilhe este artigo

Postagens relacionadas

13 Comentários para Alex Kidd in the Enchanted Castle

04/03/2010, 17:25

Caramba, Espetacular a materia, parabéns.
adorei cara, a cada vez superando.
espero que continuem assim viu.
falow jackie, o rei do cangaço. auhhuahua :D

06/03/2010, 10:59

Pô muito boa a matéria,Jackie parabéns pelo seu excelente Blog,sobre o Falecido Mega Drive,e dá pena do Alex Kidd,balconista de uma loja da Sega é o fim.

06/03/2010, 17:22

Alex merece, com certeza.
Oq eu ñ consigo conceber é o simples fato da Sega ñ ter lançado esse game pra Master System (só ou tb pra ele), sendo q foi nesse console q o personagem ganhou destaque; além d ser visto por mim como uma "continuação indireta" d Miracle World.

08/03/2010, 17:25

Excelente matéria Jackie.

Isso explica porque eu não gostei de Alex Kidd a primeira vez que eu joguei, era o High Tech World, e como é modificado de outro game, então então acho que vou ver os outros jogos como são, já que sempre falam bem dessa série.

Valeu cara.

08/03/2010, 19:05

Lauder: Muito obrigado! Eu e Jackie faremos mais posts, e se estão gostando tentaremos manter o mesmo nível! Valeu!

San Marino: Mais uma vez obrigado! E também sinto dó do Alex acabar nessa (e pensar que não foi o Mario que o "matou", mas o próprio Sonic... rsrs

Gustavo: Como ele foi lançado em 1989 para o Mega Drive (e o Sonic só em 1991) talvez tenha sido uma tentativa da SEGA de emplacá-lo como mascote do Mega Drive mas que não vingou.

Sérgio: Obrigado de novo! rsrs. Realmente o que você jogou é terrível! Pessoalmente recomendo o Miracle World e o Shinobi World.

Tenho certeza que meu amigo Jackie também aparecerá em breve pra agradecer tbm (estamos numa correria feia! rsrs)

Valeu galera!

PGC
10/03/2010, 02:19

Porque os Posts do Jackie sumiram todos?

Anônimo
10/03/2010, 04:41

Grande Chan! Arrasando no review do Alex Kidd, só não concordei muito em dizer que o Hi Tech World é a ovelha negra dos jogos, putz Chan, só por que puxa o Action/RPG? KKKKKK mas não esquenta, a análise ficou perfeita meu irmão. Sucesso e continue mandando essa mensagem bacana dos jogos do Mega, SEGA FOREVER!

Flavio Rick M. Alves
05/11/2010, 11:33

Parabensssssssss show de bola a materia :)

Anônimo
28/10/2011, 14:31

Cara, que saudade do Alex Kidd! Como era legal esse jogo, o Miracle World é o melhor do Master, terminei ele esses dias no Wii.
Já o Enchanted Castle parece uma adaptação, mas ainda não animei de jogar até o fim... Vou tentar novamente.
Parabéns pelas análises e vamos ficar na torcida para que a Sega ressuscite este grande mascote!

Anônimo
14/10/2013, 01:41

Alex Kidd The Lost Stars - stella poderia ter na versão do master system.

Anônimo
12/12/2013, 18:58

Cara sempre fui fascinado por esse jogo, joguei ele quando era moleque, e hoje eu entendo o quanto é impossível um ser humano normal zerar esse jogo dos infernos, estou tentando zerar ele nesse exato momento e é simplesmente impossível zerar sem usar macete, to jogando em um emulador, usando o sistema de save state e load, só assim p fechar saporra... (to jogando o castle)

15/12/2016, 23:59

Olá.
Tenho a edição 1 da revista Warpzone. Original e em bom estado. Especial sobre o Sonic + Alex Kidd. Caso alguém tenha interesse, acesse o site ou me envie uma mensagem diretamente.
Obrigado.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807386009-warpzone-pster-edico-01-sonic-alex-kidd-_JM

Anônimo
04/10/2017, 13:58

Pense num jogo que eu amava...

Postar um comentário

comentários: