16 de mar. de 2010

Adeus Glauco Villas Boas! (atualizado)

Categories: , , , , , ,

Post atualizado - coloquei um vídeo que eu fiz do jogo.

O Brasil perdeu um grande cartunista de forma trágica como todos devem estar acompanhando nos tele-jornais. E aqui fica minha homenagem ao criativo Glauco Villas Boas e às suas contribuições para todos nós gamers.


Glauco Villas Boas foi um cartunista que criou personagens inesquecíveis como Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Netão, Zé do Apocalipse, Faquinha e muitos outros. E serviu de inspiração para personagens de outros cartunistas como o Rhalah Rikota do cartunista Angeli. Essa inspiração veio da época em que Glauco seguia o guru indiano Rajneesh.

Falando nisso, Glauco era muito ligado ao místico: era "Daimista" há anos (Igreja do Santo Daime) e dirigia um centro de estudos que usa um chá feito de um cipó - ayahuasca - para fins religiosos inspirados em rituais indígenas; essa comunidade que ele dirigia chama-se "Céu de Maria" e ele a fundou há 17 anos". E ironicamente seu assassino fazia parte dessa comunidade há dois anos. Nesta sexta-feira passada, no dia 12 de março de 2010 (credo! dia do meu aniversárioe coincidentemente foi um dos piores dias da minha vida...) o cartunista Glauci Villas Boas (53 anos) e seu filho Raoni (25) foram mortos à tiros pelo assassino Carlos Eduardo Sundfeld Nunes (24), o Cadu, na própria residência de Glauco, em frente à familiares.

Homenagem do cartunista Alessandro Guarita

Além de cartunista, Glauco também foi guitarrista e acordeonista... E pra quem não sabia ou lembrava, ele teve papel importante para nós gamers!

Na década de 90, Glauco fez charges para a revista VideoGame com um personagem exclusivo, o Tilte. Veja um scan abaixo de uma charge da revista VideoGame nº 40 de 1994:

Clique na imagem para ampliar

Além disso o personagem Geraldinho (versão infantil do clássico Geraldão) teve várias charges que referenciavam a vida dos gamers brasileiros de forma divertida e inusitada:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Outra grande curiosidade e contribuição de Glauco para os games foi o jogo Geraldinho (hack do jogo Teddy Boy, de 1985) lançado para o Master System (o papai do Mega Drive) em 1994. Esse hack dó mudava a tela título e o personagem principal que é o Geraldinho.

Capa do jogo
Publicidade da TecToy

A história do jogo é a seguinte: Geraldinho estava jogando seu Master System, quando o seu "amigo" Cachorrão o empurrou e o jogou dentro da TV, agora Geraldinho está dentro do jogo! (Poltergeist? Matrix? rsrs). O jogo é bem simples, atire em todos "ninjas e bichinhos" que aparecem andando, saltando e voando na tela. Atire neles para que eles virem inofensivas bolinhas que você deve recolher... bizarro né? rs

Vídeo exclusivo do JogosMegaDrive sobre o Geraldinho (e único do Youtube ;D )

Clique nas imagens para ampliar

No jogo, Geraldinho anda armado... Na última charge de Glauco, ele falou sobre violência...
última charge de Glauco

E infeliz e coincidentemente ele teve sua vida arrancada de forma violenta... lamentável...
Descansem em paz Glauco e Raoni... E que Deus conforte os familiares...

Infelizmente... Game Over...

Abraço a todos,
Giuliano Marconi de Morais

Compartilhe este artigo

Postagens relacionadas

4 Comentários para Adeus Glauco Villas Boas! (atualizado)

17/03/2010, 19:23

Muito triste, eu era muito fâ do Geraldinho.

Ele tinha muito talento, e uma pena que a tira acima foi a sua ultima (e meio profética).

Descance em paz.

22/03/2010, 09:36

ooooooo rapá....eu lembro desse geraldinho do master...

meio tosco, mas legalzinho....hehe

eu lembro dessa tirinha da revista videogame....

sobre o glauco, uma pena mesmo...o cara era foda...

25/03/2010, 00:29

Puxa! Adeus Geraldão.

25/02/2012, 20:19

http://www.youtube.com/watch?v=xT9C-FRMd8A&feature=colike

Postar um comentário

comentários: