7 de out. de 2009

ALTERED BEAST

Categories:


“Rise from your grave”,  pra quem jogou, quem não se lembra desta famosa frase?
Altered Beast é um jogo no gênero Beat’em up produzido pela Sega e lançado em 1988 para Arcade, e foi o jogo de lançamento do Mega Drive. A versão do Mega está bem parecida com a do Arcade. No ano seguinte veio outras versões para Master System, Amiga, PC Engine, DOS, Famicon, Commodore, MSX.  Foi lançado também uma versão para Playstation 2, mas muito diferente, e por último uma versão original para Wii.
O grande clássico Altered Beast foi o primeiro sucesso de vendas do Mega Drive, também, as crianças acostumadas na época com consoles 8 Bits, e de repente veem num comercial de TV um cara se transformando num monstro, eles ficavam doidos….inclusive eu fiquei na época…Para aumentar as vendas, colocaram bem estampado na caixa a transformação de Altered Beast. Além disso, o cartucho vinha com o console.
A história é a seguinte: o personagem foi um grande guerreiro na sua época, e por este motivo, ele é escolhido por Zeus e é trazido de volta a vida para resgatar sua filha das mãos de Neff.  Em troca, ganharia a dádiva da vida e tambem o poder de se transformar em bestas mitológicas.  O jogo começa numa antiga cidade Grega, mais precisamente no cemitério, onde  o herói estava sepultado. Daí pra frente você passará por varios estágios como pântanos, cavernas, palácio, até chegar a cidade do temido Neff, onde você deverá derrotá-lo no final.

A imagem do jogo é boa, e a jogabilidade é simples, o som é bem legal e marcante, mas o jogo não é tão facil quanto parece. Você tem que destruir zumbis e outros monstros. Em cada fase você vai se transformando. As transformações são:

                                   Lobisomen                                        
LOBISOMEN
                                                        Dragão       
 DRAGÃO
Urso
URSO
Tigre
TIGRE
 Lobisomen Dourado
LOBISOMEN DOURADO


Mas para se transformar em cada um destes animais, você terá que pegar 3 Powers Up ( bolas azuis). A primeira você aumenta um pouco o tamanho, a segunda você fica ultra forte e na terceira, a transformação total. Até a musica de fundo muda, dando aquele clima, e lógico, transformado você acaba com os inimigos facilmente. Ah, pode-se jogar 2 players juntos.
O que mais marcou ná época, era a tela de transformação! Era uma novidade na época! Raríssimos jogos no formato Beat’em up tinham transformações, ainda mais, com o grito marcante como este. Vejam imagem da transformação abaixo. marcante não?
Dando uma breve pesquisada na net, acabei encontrando o blog do Gagá, e vi uma curiosidade que eu nunca tinha ouvido falar. Na primeira fase, onde aparecem as tumbas, quase todas elas tem o mesmo nome: “Stella”, e umas duas tumbas com o nome “Alex” . Bem, existe um um jogo do “Alex” Kid para Master System, onde existe uma personagem chamada “Stella”.  curioso não? Provavelmente o programadores dos dois jogos eram os mesmos. Vejam imagens abaixo:
Imagem jogo Alex Kid do Master com o nome da “Stella”:

Imagem da fase 1 com as tumbas escrito Stella e Alex:


Vejam agora as comparações nas imagens de todas as versões feitas a partir do original de 1988:
Arcade
compare-arcade
Mega Drive
compare-genesis
Master System
compare-master
Famicon
compare-famicon
Commodore
compare-commodore
DOS
compare-dos
Amiga
compare-amiga
MSX
compare-msx
PC Engine
compare-pc

Atuais:
Game Boy Color 2002
game boy
Playstation 2
play2
Nintendo Wii
Wii


Espero que tenham gostado e relembrado um pouco deste  maravilhoso clássico , que até hoje, é lembrado como um ícone da era 16 Bits. Abraço a todos.


Algumas Dicas para o jogo, na versão para Mega Drive:
  • Ter acesso a todas as fases - Na tela que está escrito o nome do jogo segure B + Start, aí surgirá uma tela secreta onde dá para escolher a fase, optar por jogos mais difíceis, aumentar para até 5 o número de vidas do personagem. Para jogar na fase que você escolheu, basta voltar para a primeira tela do jogo e apertar o botão A + Start, aí todas as fases estarão a sua disposição.
  • Continue: Após aparecer a mensagem Game Over, mantenha pressionado o botão A e pressione repetidamente o Start, até que você reapareça no nível em que estava.
  • Seleção de feras: segure A + B + C + Baixo/Esquerda e pressione Start na tela de abertura do jogo.       


Compartilhe este artigo

Postagens relacionadas

8 Comentários para ALTERED BEAST

07/10/2009, 12:16

Todos babavam neste jogo!!
Um detalhe não mencionado. Ele tem as melhores vozes de todos os jogos lançados para Mega. E isso tem uma explicação. O jogo sintetizava as vozes com todos os recursos deisponíveis.Ou seja, a musica parava para a voz ser sintetizada. Isso gerou um bug no jogo onde a musica recomeçava cada vez que uma voz era sitetizada, quebrando um pouco o clima. A SEGA parece que não gostou disso e não se viu muitos outro jogos com esse tipo de estrutura.
Uma pena. Poderiam ter aproveitado mais o recurso, como na abertura de E-Swat.

07/10/2009, 12:17

Ah! Também teve uma versão de Altered Beast para Game Boy Advance.

07/10/2009, 13:35

Bem lembrado carlos, realmente acontece esse bug e a musica recomeça. bem lembrado..e poderiam mesmo ter usado isto em outros jogos...

sobre a versão para game boy, não é aquela foto que eu coloquei?

Anônimo
08/10/2009, 15:22

"Rise from Your Grave!!!!" Puuuutz uma das frases mais antológicas dos Arcades da Sega e claro do Mega Drive. Altered Beast tem tudo á ver com o começo do Mega no Brasil, afinal ele era o jogo que acompanhava o console em seu lançamento brazuca. O Review ficou demais Chan, bateu aquela saudade de jogar o título.

08/10/2009, 17:24

valeu Old. a minha intenção é esta mesmo: relembrar e fazer os leitores ficarem com vontade de jogar novamente.
sobre o console que acompanhava o jogo, eu tenho ele até hoje...mto bom cara

Anônimo
28/11/2009, 16:32

caramba...isso representa muito minha infância...putz saudades!

Imperador
14/09/2010, 19:52

Baixei a versão do mega no meu pc, e recomendo a todo mundo, esse jogo é incrível, e a frase vc não esquece jamais....'Rise from your grave'...Muito Sinistro!

Anônimo
10/01/2011, 17:22

jackie chan faltou a versao do game boy advanced a versao que esta ai é a do game boy color

Postar um comentário

comentários: