14 de jan. de 2010

Aladdin

Categories: ,

Exibir aladdin capa

Aladdin, foi um jogo produzido no ano de 1993 pela Virgin, e foi lançado para Mega Drive, Snes,  Nes, Master System, Game Boy e Game Gear.

Exibir title aladin

O gênero é aventura, e nele você controla o Aladdin, e com sua espada, terá que matar os inimigos durante muitas fases, onde ele tem que fugir de uma caverna, até chegar no tão temido vilão Jafar para salvar a princesa Jasmin.

Exibir fases aladdin

Sem dúvida, uma das fases mais legais do jogo, é a parte onde tem que escapar da lava, e fugir com o tapete voador, é adrenalina pura esta fase, vocês lembram? (fotos abaixo)

Exibir lava escape

As fases do jogo foram baseadas no filme de mesmo nome, então, você passará desde as ruas, telhados, gruta, caverna, até chegar no palácio para o confronto final.

Exibir fases aladdin2

Durante o caminho, muitos inimigos farão de tudo para impedir seu progresso, muitos guardas sudãos e até os animais vão dificultar as coisas para Aladdin, podendo ele, se defender com sua espada, claro, e jogando maçãs, mas elas acabam, por isso, você tera que pegar muitas.

Exibir fases aladdin3

Se  conseguir encontrar o gênio da lãmpada, você jogará um bônus, onde contará com a sorte num jogo onde poderá conseguir maçãs, jóias e até vidas extras.  Numa outra fase bônus, você controla o macaco que tem que pegar os itens que caem do céu. (fotos abaixo)

Exibir bonus aladdin

A versão para Mega Drive foi a que mais teve sucesso. O jogo tinha ótimos graficos para a época. Contando com muitos veteranos em animações e designs da própria disney, esta versão ficou simplesmente perfeita, até mesmo com um ótimo audio, o que era um ponto fraco do Mega Drive.

Exibir fases aladdin4

Ao contrário da versão do Snes,  esta versão do Mega Drive, que teve animadores da disney,  como em vários outros da série disney no Mega, eles conseguiram  capturar excelentemente  o humor clássico de animação existente nos desenhos para os jogos.
Como por exemplo, a cena abaixo, onde a calça de um dos inimigos caem, e ele fica espantado.

Exibir caindo calças

Já a versão do Snes, era completamente diferente, mas apesar de usar o mesmo enredo e tema,  esta versão foi distribuída e desenvolvida pela Capcom. Uma das diferenças era o ataque do Alladin, que neste, ele não usa a espada e pula nos inimigos (video logo abaixo). Era óbvio que neste jogo, iriam perder para a versão MD, pois eles estariam duelando com os próprios animadores do filme/desenho. Vejam abaixo algumas fotos da versão diferente do Snes:

Exibir versão snes

Exibir snes versao2


Agora, vamos comparar com fotos, todas as versões:

Mega Drive –  fases belíssimas, com muito humor…
Exibir compara aladin mega


Snes -  diferente…..jogo médio  e som fraco…
Exibir compara snes aladdin


DOS – versão quase identica ao MD
Exibir compara dos aladdin


Nes – Parecida com a versão MD, mas claro, dentro dos seus limites…
Exibir compara nes aladdin



Master System – Médio…
Exibir aladdin compara master


Game Boy (P/B) – fraquinha, mas seguiu a versão MD.
Exibir game boy compara aladdin


Game Boy Color – versão P/B melhorada…
Exibir game boy color compara aladdin


Game Gear  -  fraca…
Exibir aladdin compara game gear

Enfim, esta versão do Mega Drive tem uma ótima diversão, belos gráficos e uma trilha sonora também muito bela, a dificuldade é boa, fazendo assim com que o jogador continue jogando.
Pra min, ela é infinitamente mais legal que a versão para Snes.
Cada um tira sua sua conclusão vendo estes videos abaixo:

Mega Drive:



Snes:




Espero que gostem….
Um grande abraço a todos que acompanham nosso blog…

Jackie Chan

Compartilhe este artigo

Postagens relacionadas

19 Comentários para Aladdin

15/01/2010, 09:42

Faltou o codigo pra mudar de fase:

Pause o jogo em qualquer momento e faça a sequencia: A,B,B,A,A,B,B,A

15/01/2010, 10:23

Jogaço!!!
Comparar a versão maravilhosa do Mega com a versão porca do SNES... hehehe... Jogos da Disney 16 bits imperam no Mega Drive! E Aladdin do Mega é um dos melhores exemplos disso: gráficos, enredo, jogabilidade, música, diversão, tudo 10!!!

Do SNES parece que a Capcom pegou a engine do jogo King of Dragons (que é um jogaço) e aí fez o Aladdin encima com 15 minutos de serviço... Porque ow joguinho que ficou mal feito viu! rsrs

Excelente post Jackie! Parabéns!

15/01/2010, 10:24

Ah! e faltou o código de voar de uma fase ruim para uma fase boa mo Aladdin do SNES:

É simples! Na fase ruim que você estiver do Aladdin (ou seja, todas), desligue o SNES, remova o cartucho do Aladdin SNES do slot e ARREMESSA-O CONTRA A PAREDE!!! Isso mesmo faça com que ele VOE VELOZMENTE ATÉ A PAREDE COM TODA FORÇA!!!
Aí você pega o seu Mega Drive, coloca um cartucho do Aladdin (versão MegaDrive, claro!) e liga o Mega... Pronto... Você estará agora jogando fases MUITO MELHORES que a do SNES!
}=]

15/01/2010, 13:25

é CARLOS eu nem lembrava mais desse codigo de passar de fases..valeu

GIULIANO, é amigo, nada contra o SNES viu cara...muito pelo contrario, gosto tb dele, tem otimos jogos, e até jogos superiores ao do MD, mas infelizmente no quesito Disney, perderam feio caro amigo!!
Eu sinceramente nao entendo a M... que a capcom fez com esta versão viu....affff...

quanto ao seu codigo de passar de fases do snes, eu achei o maximo...hehehe é assim mesmo cara!!!!!!!!!

16/01/2010, 01:52

A gambiarra da Capcom no Snes foi tão grande que eles até reaproveitaram uma voz sintetizada de Final fight 2 no jogo!

Don vagner
16/01/2010, 11:31

Realmente este é um dos poucos jogos em que a versão do Mega ficou superior à versão do SNES. E ainda hoje continua um baita jogaço!

Parabéns pelo blog. Esta cada vez melhor...

16/01/2010, 13:15

Voz sintetizada de FF em Aladdin do SNES?!?! O.o
Que lixo! rsrsrs
Onde escuto isso? Tô até curioso!

P.S.: Nada contra o SNES viu galera, até tenho um e com vários jogos excelentes, mas Aladdin de SNES é podre, não tem jeito! rs

PGC
18/01/2010, 01:32

Mais uma vês tenho que ser chato,rsrs mas tenho que dizer que o Mega não tinha problema de som e sim de espaço para digitalizá-lo, desafio alguém aqui a entrar no options de Strider 2 e escutar as vozes digitalizadas ou nas musicas e FX do Vectorman, ou então as faixas de Street of Rage 2 e Samurai Shodow.

O problema da fama do som do Mega veio por causa de alguns programadores que para ganhar espaço no cartucho reduziam a qualidade da digitalização de vozes como a capcom fez em Super Street Fighter e a própria Sega fez isso como em Street of Rage 3.

E como foi dito ai o próprio Aladdin e um exemplo de que a historia do som do Mega ser ruim e mais uma cascata Nintendista da época.

PGC
18/01/2010, 01:50

Citaçao
"Realmente este é um dos poucos jogos em que a versão do Mega ficou superior à versão do SNES"

E justamente o contrario amigo, esse e mais um jogo que o Mega de 1988 deu um pau no Snes de 1991.

Out of This World: Melhor no Mega

A serie Desert,Jungle,Urban Strike melhor no Mega

Samurai Shodown: Mil vezes melhor no Mega

Flash Back: Melhor no Mega

Earth Worm Jim: melhor no Mega

Mickey mania: melhor no Mega

Aladdin: Mega

Fifa Soccer: Mega

MK1 e MK3: Mega

Batman Forever: Mega

Rock n Roll Racing: Snes

Bruce lee History: Snes

MK2: Snes

O por ai vai…

18/01/2010, 09:58

Concordo!

Esse negócio do áudio é interessante... não havia parado para observar isso...

18/01/2010, 17:17

CARLOS, cara eu nao sabia dessa da gambiarra da Capcom reaproveitaram uma voz sintetizada de Final fight 2 no jogo! caramba...
eu tb nao tenho nada contra o Snes pessoal...ja disse....mas realmente esse jogo ficou abaixo do esperado mesmo....

e como disse o Giuliano: "Esse negócio do áudio é interessante... não havia parado para observar isso..." eu tb nao....

boa patrick !!!! valeu pelo incremento...

19/01/2010, 11:34

Estava revirando aqui hoje os restos mortais da minha revista Videogame edição 33... E ela analisou e fez um detonado de todas as fases das duas versões (Mega e SNES)

Na revista colocaram antes do detonado do Aladdin do Mega, uma introdução sobre o jogo contando apenas a história do filme!!! Só isso e nada mais...

Já na introdução sobre o Aladdin da versão SNES eles colocam as seguintes palavras:
"...os gráficos, muito bonitos, e a música, criativa e envolvente, são os destaques deste sensacional lançamento da Capcom..."

Fala sério!!! Tem base um negócio desses?! rsrsrs

PGC
20/01/2010, 01:33

@JACKIE CHAN

Sempre que eu puder eu posto aqui, esse Blog e sensacional!

@Giuliano Marconi

Esse foi um dos motivos da extinção de revistas como Ação Games, a principio os espaços de patrocínios eram equilibrados mas com o tempo as propagandas da Nintendo tomaram conta, não era difícil comprar uma revista e ver propagandas de duas paginas de jogos da Nintendo, as revistas queriam quem pagava mais, verdadeiras mercenárias. enquanto a Sega investia em propagandas incríveis para a TV a Nintendo molhava a mão doa avaliadores, indiretamente subornados, são eles que dão a nota para o jogo, e uma revista “especializada” em games tem um impacto muito maior que uma propaganda na TV feita pela própria produtora do jogo.
Afinal você não vai falar mal do produto do patrocinador, e como falar mal do Chefe,hehehe, mesmo com o boca-boca nas ruas dizendo que aquele tal jogo era muito melhor no Mega as revistas sempre achavam vantagens que so eles viam na versão Snes. Revoltante mesmo.

21/01/2010, 16:41

é Patrick...tinha mesmo esse lance que vc disse que a nintendo "molhava" a mçai dos avaliadores....q foda né...

mas tb acho revoltante dizer aquelas coisas da versão snes...

"...os gráficos, muito bonitos, e a música, criativa e envolvente, são os destaques deste sensacional lançamento da Capcom..."

onde isso????????

28/01/2010, 02:53

Patrick
.
Foi isso mesmo. Tanto que a coisa mais obvia do mundo que foi a superioridade de Street Fighter 2 no Mega, que virou um tabú. Só mais de 10 anos depois, com a web e emuladores disponíveis é que apareceram analises serias comprando as duas versões com a original Arcade, mostrando que a versão do Mega ficou mais fiel.
O que eu acho incrível é a gambiarra que a CApcom inventou para driblar a baixa velocidade de processamento do Snes. Eles equalizaram as vozes em uma velocidade bem maior. Para os gritos dos derrotados não ficarem ridículos, tiveram a idéia de repetir a voz em frequencias mais baixas, simulando um efeito de eco.
Essa gambiarra foi tão porca e tão distante da versão Arcade, foi tão elogiada pelas revistas da época, que a Capcom acabou adotando o recurso nas novas versões dos jogos para Arcade. Porém com efeito real de qualidade imensamente maior.

23/02/2010, 13:37

Também tem aquela manha de, a fase do deserto voltar no Oasis, encaixar a cabeça do Aladdin nas orelhas do Mickey (no varal), e no início da fase aparecia uma vida, haha :D

26/03/2010, 08:58

Sem preconceito com o mega, mas acabei de finalizar o Alladin pra ver se era isso mesmo que vcs estão dizendo, mas eu prefiro a versão do SNES... Acho a do Snes mais divertida e desafiadora. A do mega o ultimo chefe eu achei sem graça.

Anônimo
24/11/2010, 16:47

Quero muito achar esse jogo!!será que vc poderia me ajudar!!
a.paula72@yahoo.com.br
valeuu

13/04/2011, 13:58

Grande jogo da Disney, mas na minha opinião a versão do Master continua sendo a melhor, se levarmos em conta suas limitações.

http://mastersystemgames.blogspot.com/2009/09/aladdin-analise.html
Abraço!

Postar um comentário

comentários: