Impossível esquecer este jogo!!
Road Rash marcou uma história em sua época!
A saga começou no ano 1991, pela Eletronic Arts, produzido originalmente para Mega Drive, e posteriormente para muitas outras plataformas, como: Master System, Sega CD, Game Boy, Game Gear, 3DO, Sega Saturn, Playstation, Nintendo 64 e Game Boy Color.
Road Rash foi o primeiro jogo a ter combate físico entre os jogadores e até hoje é colocado como referência a varios outros jogos de corrida.
O jogo é em 3ª pessoa, e é passado nas ruas de varias cidades. A corrida é ilegal e o jogador tem por obrigação chegar entre os 3 primeiros colocados em todas as corridas para passar os níveis.
Com o passar dos níveis, o jogo vai ficando mais difícil, as pistas vão aumentando, os adversários vão ficando mais rápidos e violentos.
Você vai ganhando dinheiro nas corridas, sendo o primeiro colocado o que mais ganha, e os demais, o valor vai diminuindo. Esse valor vai acumulando, e você pode ir comprando motos mais rápidas, o que é extremamente necessário.
Durante as corridas, em alguns pontos aparece um policial, que fará de tudo para te derrubar, e por fim, prender você. Tendo dinheiro você paga fiança, não tendo mais, o jogo acaba.
Em Road Rash, o plano de fundo é bem interativo, como placas, árvores e postes de energia, além dos animais como Bois e outros que podem atrapalhar ou até mesmo te derrubar. E tambem, foi um dos primeiros jogos contendo tráfego, obrigando o jogador a desviar para não ser atropelado. Mas não caia muito, pois a moto tem vida útil durante a corrida, existe uma barra de energia, se cair muito e ela acabar, a moto explode.
Mas o que marcou mesmo na série não foi a corrida em si, mas sim a pancadaria que corre solta durante as provas. O jogador inicia apenas com as mãos, mas pode roubar as armas dos adversários e usá-las, e entre elas estão pé-de-cabra, capacete, nuntchako e até corrente.
Outra coisa marcante foram os pequenos videos de humor em várias situações, como por exemplo: quando você ganha a corrida, mostra o vídeo do piloto se exibindo para o público (foto abaixo), ou quando a moto explode, entra um vídeo onde a ambulãncia ao invés de pegar o piloto, leva a motocicleta, rs, ou mesmo quando você é pego pelo policial, é jogado no porta malas da viatura, e entre varios outros muito legais, e todos com muito humor.
Compare abaixo as versões de Road Rash I:
Mega Drive
Master System
Game Gear
Game Boy Color
Game Boy (P/B)
ROAD RASH II
Road Rash II foi lançado no ano de 1992, para Mega Drive.
O jogo é basicamente o mesmo do primeiro, muda-se algumas pistas, algumas motos, e a grande mudança mesmo esta no menu, onde facilitou a navegação na tela, e acrescentou tambem uma disputa mano a mano entre dois jogadores.
Algumas Pistas de Road Rash II:
ROAD RASH III
Lançado somente em 1995 para Mega Drive, esse foi o ultimo da série em 16Bits, e com certeza o mais legal e mais bonito de todos.
Agora, a novidade é correr por varios países, como Alemanha, Italia, Australia, Kenya, Japão e surpreendentemente o Brasil esta entre eles, (foto abaixo) mas com um “samba” americanizado que colocaram para a corrida.
Como nos dois primeiros, há tambem 15 corredores, varios níveis, e muito mais opção de armas. Os filminhos de humor continuam, agora com mais videos.
Algumas pistas de Road Rash III:
ROAD RASH 3D
Depois de terminar a série no Mega Drive, Road Rash entrou numa nova hera, a dos 32bits em 1994, inicialmente para 3DO e mais tarde sairia para Sega Saturn e Playstation.
Uma versão para Snes foi planejada, mas cancelada.
O jogo segue a mesma fórmula de sucesso dos antecessores, as diferenças são a imagem em 3D, o comprimento da pista e o aumento do tráfego. As multas agora ficaram mais pesadas, e vencendo as corridas, o valor do prêmio é maior tambem.
Mesmo saindo dos 16bits, este novo até que foi bem recebido pelo publico, foi muito elogiado pela jogabilidade, graficos e suas músicas.
Neste, os pequenos vídeos, agora são reais (foto abaixo)
Imagens do 3DO:
ROAD RASH 64
Lançado em 1999, ja na era 64bits, Road Rash 64 não foi produzido pela Eletronic Arts, mas pela THQ.
As imagens ficaram um pouco quadradas, e não agradou muito. O jogo ficou muito mais de corrida do que de combate. Agora misturou pilotos com estradeiros (foto abaixo)
Armas eram poucas, um tráfego médio, e pistas independentes.
Os proprietários do “Expansion Pak” podiam escolher entre as telas full screen, ou wide screen.
ROAD RASH: JAIL BREAK
O ultimo da saga, foi lançado para Playstation, tambem no ano de 1999 e foi adaptada tambem para Game Boy Advance em 2004.
Espero que tenham gostado, e aguardo opiniões sobre este ultimo.
abraços
Jackie Chan.
8 Comentários para ROAD RASH – A SAGA
O mais interessante é que apesar dos graficos avaçados das ultimas versões, todos que conhço torceram o nariz. Não tinha a mesma graça das versões do Mega!!
olha carlos, realmente, graficos avançados nem sempre significa sucesso...veja esse exemplo!!!
sem duvida, o charme está na versão dos 16bits...
mas fora do mega, o que eu mais gostei foi a versão do 3DO...
Eu gostei da versão do Nintendo 64, acho legal as novas armas (apesar de serem poucas)
Nossa cara! Seu blog e muito bem feito e escrito, parabéns mesmo!, e fala justamente do meu console favorito.
Por coincidência um dos vídeos do Road Rash que esta ai e meu, heushuahaus o da Moto Preta.
O Melhor Road Hash de todos os tempos na minha opinião e o 3 “Tour de Force” que e melhor que o Road Rash do Sega CD e muito mais divertido por ter varias opções de armas e Upgrades na Moto alem de ter a melhor jogabilidade da serie.
Road Rash 3 e o melhor de todos :D
Ola Patrick...
obrigado pelos elogios ao blog caro amigo. obrigado mesmo!
ah, cara, entao um dakeles videos era seu? ehehe que legal...
entao, concordo com vc, e como eu mesmo ja tinha colocado na materia, o road 3 é melhor mesmo...
eu tb gostava muito da versão do 3DO..
abraços e continue visitando o blog amigo.
Você tirou o meu sossego!!
Por conta desta postagem, o dedo coçou. Resolvi revisitar todas as versões do mega no emulador do meu Celular. Como uso o metro todo dia, tenho um tempinho pra jogar.
Só que não tive sossego! Todo dia alguum desconhecido me pergunta onde eu baixei aquele jogo!! Ai tenho que parar e explicar que é um jogo do Mega Drive, tem que colocar o emulador no celular, etc...
Haja paciencia e boa vontade!
Hehe...
hahah po carlos, e eu tenho culpa? heheheh
po legal mesmo vc ter ele no celular...
agora, sou mais um: como coloco o emulador no celular cara?????
Cara ficou faltando a outra versão 32 bits que pra mim foi a melhor de todas. Olha aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=2Nw_ob0gKR8
Adiciona a matéria.
Abraço.
Postar um comentário
comentários: